O Laboratório de Pesquisa em Gestão do Território – LAGET, criado em 2011, está vinculado ao Departamento de Geografia (DGEO) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR),  tem como objetivo atender os discentes de graduação e pós-graduação em suas atividades formativas, didáticas e de orientação à pesquisa em Geografia e áreas correlatas, priorizando temáticas amazônicas.

Visando o fortalecimento das atividades de pesquisa, o DGEO aprovou em 11/03/2014 o Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia – GTGA. O grupo de pesquisa responde a demanda do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG/DGEO/UNIR, que requer estudos teóricos e empíricos referentes às dinâmicas agrárias, territoriais e regionais que se manifestam na Amazônia brasileira e que impactam, sobretudo, a vida cotidiana dos grupos sociais que vivem no espaço agrário/rural.

O GTGA assume a perspectiva teórica da geografia crítica, que compreende o espaço e as dimensões geográficas da sociedade como produto das formações sociais, e os conflitos agrários e territoriais como resultado das tensões políticas das múltiplas territorialidades em movimento.

Todas essas geografias exigem um conjunto de pesquisas para compreender as transformações agrárias, territoriais e regionais que se processam na região, instando à Universidade esforços acadêmicos e institucionais para dar respostas às questões postas pela metamorfose social amazônica.

(Visited 170 times, 1 visits today)
 
 
 
Translate »