Publicado em: 08/12/2020 19:43:53
rtigo publicado em resumo expandido Escolas do Campo no Município de Ji-Paraná, Rondônia, na última década: perspectiva geohistórica
Compartilhamos o artigo publicado em resumo expandido “Escolas do Campo no Município de Ji-Paraná, Rondônia, na última década: perspectiva geohistórica”, de autoria dos pesquisadores Rosângela Castilho Valenciano (GPEA/UNIR) e Ricardo Gilson da Costa Silva (GTGA/UNIR), publicado nos anais do X Fórum NEPEG.
Resumo: A educação do campo difere de outras modalidades pelas adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo e de cada região, podendo ser compreendido pelo fenômeno social que é constituído por aspectos culturais, políticos e econômicos. O texto em questão, tem por objetivo analisar as causas e consequências do processo de fechamento das escolas rurais do município de Ji-Paraná, estado de Rondônia no período de 2006 a 2019. Constitui uma pesquisa de característica qualitativa a partir de revisão bibliográfica, (SILVA; NEVES, 2018; CALDART, 2002; SANT’ANNA, 2015). Utilizou-se ainda a pesquisa documental (DECRETO, 2006; BRASIL, 2012), no caso dos registros webgráficos – notícias, manifestos e legislações publicados na internet, que tratam da relação do campesinato e a educação do campo no âmbito dos direitos, da luta dos movimentos sociais, valores, princípios e dos modos sociais vividas pelos sujeitos do campo na Amazônia. Atualmente, quem vive no campo está constantemente em um espaço de luta e resistência. A ideologia da educação urbanizada propõe uma escola que ensine só para o trabalho urbano, relegando à um segundo plano qualquer modelo que se contraponha a isto. O preconceito de classe nas escolas é uma realidade de séculos e que precisa ser superada no país. O estudo mostrou que as escolas foram fechadas devido à falta de alunos no campo ocorrida pelo êxodo rural dos campesinos que habitavam àquela região.
Referência:
VALENCIANO, Rosângela Castilho; COSTA SILVA, Ricardo Gilson. Escolas do Campo no Município de Ji-Paraná, Rondônia na última década: perspectiva geohistórica. Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica - NEPEG X Fórum Nacional NEPEG. Anais, Goiânia/GO. http://nepeg.com/anaisforumnepeg/anais/
Fonte: GTGA/UNIR