GTGA colabora com o Curso de Extensão em Educação e Diversidade Camponesa

Publicado em: 22/07/2019 18:59:51

GTGA colabora com a execução do III módulo do Curso de Extensão em Educação e Diversidade Camponesa, organizado pela Comissão Pastoral da Terra- CPT/Nacional e Universidade Federal de Goiás – UFG/Catalão.


GTGA colabora com o Curso de Extensão em Educação e Diversidade Camponesa

O Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (GTGA/UNIR/CNPq) colaborou com a realização, no período de 8 a 18 de julho, do III módulo do Curso de Extensão em Educação e Diversidade Camponesa, organizado pela Comissão Pastoral da Terra- CPT/Nacional e Universidade Federal de Goiás – UFG/Catalão.

Neste último módulo foram estudados temas importantes para as atividades dos agentes pastorais, a exemplo da discussão do Sínodo para a Amazônia, Metodologia da Educação Popular e Práticas da CPT, Teologia e Pedagogia do Trabalho Pastoral da Terra, Questões Camponesas Contemporâneas e Seminário de Pesquisa.

A equipe do GTGA participou de todos os módulos, contribuindo nos debates e nas orientações dos trabalhos de pesquisa. Foram formados 20 agentes pastorais, colaboradores da CPT dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre, Amazonas e Roraima.

No dia 18 de julho/2019, a UNIR, GTGA e CPT realizaram o Seminário "Amazônia: novos desafios para os Povos desta Terra", com a participação dos cursistas e sociedade, debatendo temas atinentes às ameaças aos territórios tradicionais.

Na mídia local, no dia 22 de julho, o professor Ricardo Gilson da Costa Silva (UNIR), a agente pastoral Maria Petronila (CPT) e a procuradora federal Gisele Dias de Oliveira Bleggi (MPF) participaram, na rádio CBN Amazônia, do Programa Audiência Pública para debater questões sobre o desmatamento, áreas protegidas e o programa Amazônia Protege (MPF).

  


Fonte: GTGA/UNIR