Geografia realiza o evento “Roda de Diálogo: América Latina e Amazônia no século XXI”

Publicado em: 10/09/2019 23:28:05

DGEO e PPGG/UNIR convidam a comunidade acadêmica e sociedade civil a participarem da Roda de Diálogo: América Latina e Amazônia no século XXI


O Departamento de Geografia (DGEO), o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) e o Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária de Rondônia (GTGA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), convidam a sociedade à participar da Roda de Diálogo: América Latina e Amazônia no século XXI, a ser realizado no dia 12 de setembro de 2019, no período das 14h às 18h, LAGET, na sala 11, 2º piso, prédio da Geografia, Campus UNIR Porto Velho.

WhatsApp Image 2019-09-10 at 20.18.01

Nas últimas décadas a América Latina e a Amazônia experimentam transformações políticas, econômicas, sociais e territoriais, que designam a região como espaço das commodities, com exploração mais intensiva da natureza e dos territórios; ao mesmo tempo, o crescimento econômico e fortalecimento das democracias proporcionaram mudanças institucionais que fortaleceram os direitos dos povos originários, dos grupos sociais mais vulneráveis e proteção da natureza. Contudo, em que medida essas garantias e direitos sociais se mantem na América Latina e Amazônia?

Com essas proposições, o evento tem o objetivo de compartilhar experiências e pensar os desafios dessas regiões no mundo globalizado. Contribuem com os diálogos a jornalista e politóloga Sandra Weiss e o professor Ricardo Gilson da Costa Silva (UNIR).

O evento compõe o conjunto das ações de extensão do DGEO e PPGG com a finalidade de divulgar e compartilhar o conhecimento científico, experiências de pesquisa e formação do público participante. A atividade está vinculada aos projetos de extensão e de pesquisa do GTGA, apoiados pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA/UNIR) e Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas (FAPERO).

Será emitido certificado de participação.

As inscrições podem ser realizadas por meio deste link: INSCRIÇÕES

Fonte: GTGA/UNIR