Colóquio - Sínodo da Amazônia, Ecologia Integral e Direitos Humanos

Publicado em: 10/10/2019 09:17:58

O evento se propõe a debater a importância da Amazônia no cenário global, marcado pelos megaprojetos extrativos, pela agressão à natureza, à sustentabilidade ambiental e aos territórios dos povos amazônicos


Banner SINODO

O Departamento de Geografia (DGEO), o Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG), o Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) e o Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária de Rondônia (GTGA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), convidam a sociedade à participar do Colóquio: Sínodo da Amazônia, Ecologia Integral e Direitos Humanos”, a ser realizado no dia 11 de outubro de 2019, no período das 14h às 18h, no Auditório da UNIR CENTRO.

O evento se propõe a debater a importância da Amazônia no cenário global, marcado pelos megaprojetos extrativos, pela agressão à natureza, à sustentabilidade ambiental e aos territórios dos povos amazônicos. Igualmente, discute-se o Sínodo da Amazônia como evento global que apresenta proposições inovadoras referente à relação da sociedade para com a região no século XXI.

Contribuem com os debates a Procuradora Federal Gisele Bleggi Cunha (MPF/RO, mestranda DHJUS), Professor Marco Antônio Teixeira (DHJUS), Padre Valdecir Cordeiro, Coordenador Diocesano de Pastorais de Porto Velho, com mediação do Professor Ricardo Gilson da Costa Silva (PPGG e DHJUS).

O evento compõe as ações de extensão das instituições promotoras com a finalidade de divulgar, compartilhar e debater temas relevantes para a sociedade, articulado ao conhecimento científico, experiências de pesquisa e formação do público participante.

A atividade está vinculada aos projetos de extensão e de pesquisa do GTGA, apoiados pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA/UNIR), Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas (FAPERO) e parceria da Comissão Pastoral da Terra – CPT/Rondônia.

Ao público presente será entregue certificado de participação. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link: Inscrições

Fonte: GTGA/UNIR